TALLER

DOCUMENTOS

LIMITES E LIBERDADE - NOVOS CAMINHOS

Estela Rubia de Paiva
CBT
APAB - Associação Portuguesa de Análise Bioenergética
<>
Numa época de convergência dentro das psicoterapias somáticas, a Análise bioenergética actualiza-se a través de contributos da neurociência , com estudos e pesquisas que enriquecem a compreensão de temas clássicos.
As novas perpectivas conceptuais dentro da psicologia integral do homem, visam prudentemente, a ligação do campo inter-relacional e seu impacto sobre o cérebro , bem como o funcionamento da comunicação entre Corpo e cérebro e o impacto no desenvolvimento de competencias emocionais .
O Corpo comunica-se com o cérebro e molda a mente a través de tres diferentes trilhas primáriasde percepção:
a) interocepção(surge no interior do Corpo : batimentos cardíacos, respiração, peristalse);
b) propriocepção (surge do tônus muscular , no movimento e na postura - esquema motor);
c) exterocepção (surge da captação do mundo externo, a través dos 5 sentidos).
Cada uma destas trilhas são informações transmitidas ao cérebro e podem criar padrões de bem estar ou distúrbios associadas às emoções primárias como excitação, raiva, dor, medo ou resignação e depressão. Também informam sobre o equilibrio sinestésico, favorecendo ou não o enraizamento e a formação de limites seguros como a capacidade para confiar no mundo e ser nutrido por ele.
Paralalelamente, o campo que organiza a construção de limites seguros desde a infância é aquele que propicia a manutençao da auto-regulação e a capacidade para acalmar-se a si mesmo.
Conceitos como "limites" e "liberdade" são atemporais.
Sempre foram temas intrínsecos à formação da conciencia humana.
Que tipo de protecção precisamos para ter liberdade?
Neste taller trabalharemos a experiência de fortalecimento de limites a través de algumas estruturas corporais auxiliadas por visualizações, com estratégias reguladoras dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro, bem como a capacidade de contenção e expansão num trabalho com a dança, no encontro de um lugar para um self em liberdade.

(subir)